E-mail de contato

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lama Vermelha na Hungria

Início deste mês um acidente grave ocorreu em uma fábrica de alumínio na Hungria, a Hungarian Aluminium Production and Trade Company, aonde o vazamento de lama vermelha matou oito pessoas e se espalhou pela região, com dificuldades de ser contida. A lama tóxica, de cor vermelha, escapou por uma brecha no canto do reservatório, formando uma torrente com até 2 m de altura que se espalhou por Kolontar, Devecser e outras cidadezinhas vizinhas (extinguindo todas as formas de vida nos rios Marcal e Danúbio, segundo relatos).
Mas o que seria essa lama vermelha? Bem, é um resíduo poluente, como todos vêm ouvindo, que causa vários problemas ambientais devido à grande concentração de hidróxido de sódio, tendo efeito corrosivo e destruindo vegetações, sem contar a infiltração no solo e contaminação dos lençóis freáticos A lama vermelha tem elevada alcalinidade e capacidade de troca iônica, e isso implica em problemas em contato com solo e água. A lama Vermelha é proveniente do processamento de bauxita ( mineral natural composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio). É o resíduo da produção de aluminia.
O problema é muito grande na Hungria: Os resíduos cobriram uma área de 40 km², e a contaminação se espalhou pela rede fluvial da região.
O que vem sendo feito nos rios é a adição de vários químicos as águas para que estes consigam diluir o conteúdo alcalino do vazamento.
O Brasil é o terceiro maior fabricante de aluminia, gerando assim toneladas e mais toneladas de lama vermelha. Dados indicam que supostamente, em 2003, o Brasil produzia ao menos 8.000t de lama vermelha, hoje esse número deve ser absurdamente maior.

                        Vista aérea da usina da empresa MAL (Magyar Alumínium).

Isto é, é importante sabermos sobre o que ocorre no mundo, as repercussões que determinados acontecimentos têm no mesmo e assim tentar fazer um futuro mais sustentável com projetos inovadores e profissionais altamente capacitados para lidar com situações como estas.

_______________________________
Por Camilla Trigo
Fonte Precavido, msn, wikipédia